"Contemplai a sua Face e serei consolada"

"Contemplai a sua Face e serei consolada"

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Etapas de formação

                            As portas da Clausura se abre para o Postulante onde viverá o dia-a-dia do mosteiro. A duração de Postulantado é no máximo seis meses sendo uma etapa de adaptação aos costumes monásticos.  
                                                                      Postulante
               
                                                                     
       
Sob a orientação imediata do superior do mosteiro, os noviços obtêm aprofundamento do conhecimento da regra  e constituições... 

                                                                        Noviço 

                                                                           
                              
                A compreensão dos livros sagrados da liturgia a Espiritualidade de São Bruno e outros santos que introduz a comunidade...
                Dos conselhos evangélicos de Castidade, Pobreza, obediência e Estabilidade.

                
      Tem o inicio com a recepção do hábito da comunidade e marca o começo da vida religiosa.
                                                 


   
  Profissão Temporária ; São omitidos os votos de pobreza, castidade, obediência e Estabilidade por um triênio. Desses três anos os dois primeiros ele ainda permanece no noviciado sob a orientação do mestre de noviços ou do Superior do mosteiro. 

No último ano Triênio o monge passa a fazer parte da comunidade dos monges professos já vivendo como professo perpétuo. Ele passa a ser orientado diretamente pelo superior ou um irmão de grande sabedoria e humildade o leve a preparar-se para a profissão solene. 





Profissão Solene;  Pela profissão solene o monge FBIC integra-se definitivamente na comunidade, omitindo os votos perpétuos de Castidade, Pobreza, obediência e Estabilidade. 

   Assim Deus em sua infinita realize constroem em cada coração dos filhos de São Bruno e da Imaculada Conceição a realização de suas vocações, vivendo na solidão e no silêncio dos muros deste mosteiro, desejando com maior ardor realizar a Santa Caridade entre os irmãos na fé. 
     A caridade é o convite que os levará a todos os monges a viverem em diálogo santo e trabalhar emfim para a construção do Reino de Deus nas pastorais em presença da Virgem Maria do Silêncio e de São José. 


    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário